Um dia antes do lançamento, filas para compra do iPad ainda são pequenas

Tablet da Apple começa a ser vendido nos EUA neste sábado (3).
Consumidores podem encomendar aparelho desde o dia 12 de março.

 

Foto: Jessica Rinaldi/Reuters
Consumidores começam a formar fila em frente a loja em Nova York. (Foto: Jessica Rinaldi/Reuters)

O iPad, da Apple, causou euforia desde seu anúncio em janeiro, mas a um dia de seu lançamento oficial nos Estados Unidos o público ainda não chegou, um contraste à estreia do iPhone, há três anos.


No meio da tarde desta sexta-feira (2), apenas um punhado de clientes fazia fila nas lojas em Nova York, Washington, Boston, San Francisco e Los Angeles.

 

Leia também: Primeiro a comprar iPhone em NY quer repetir ‘façanha’ com o iPad


Diferentemente do lançamento do iPhone em 2007, não havia nenhuma razão para esperar em filas pelo iPad na véspera de seu lançamento na manhã de sábado, ao menos para aqueles que planejaram com antecedência.


A Apple tem aceitado pré-encomendas do iPad desde meados de março, garantindo que aqueles que fizeram encomendas online tenham seus aparelhos no sábado.


Grandes vendas do iPad são esperadas para este fim de semana nos EUA. As pré-encomendas podem ter feito do lançamento do iPad mais eficiente para consumidores, mas podem ter também sido responsáveis pela diminuição da euforia gerada pela multidão de pessoas em filas na véspera da chegada do produtos às prateleiras.

 

Lançamento da Apple é o mais importante desde o iPhone

 

Naturalmente, há sempre algumas pessoas calorosas o bastante para esperar durante a madrugada. Na loja ícone da Apple na 5ª Avenida em Nova York, cerca de 10 pessoas formavam uma fila na tarde desta sexta-feira. Elas estavam munidas de cadeiras de praia, guarda-chuvas, casacos, lanches do McDonald's e outros itens de sobrevivência.

O iPad é o lançamento mais importante da Apple desde o iPhone. Analistas de Wall Street estão empenhados em avaliar a resposta do consumidor ao aparelho, e a multidão nas lojas da Apple neste fim de semana pode dar uma indicação inicial de seu apelo popular.


Analistas afirmam que a empresa já recebeu centenas de milhares de encomendas, com as vendas do iPad em seu primeiro ano estimadas entre 4 milhões e 7 milhões de unidades.


Com o iPad, a Apple busca definir uma nova categoria de aparelhos sem fio para ocupar a lacuna entre o celular inteligente e o laptop. O iPad possui uma tela do tamanho de um teclado real e suporta navegadores da Web. Ele vem ainda com um calendário interno e uma agenda.

Prefeitos travam disputa inusitada por internet ultrarrápida do Google nos EUA

Topeka, no Kansas, mudou de nome para 'Google' por um mês.

Dirigente de Duluth, em Minessotta, mergulhou em lago gelado.

 

  • Aspas

    Independentemente de onde decidamos construir, esperamos aprender lições que ajudem a melhorar o acesso à internet em todas as partes"

Prefeitos de cidades americanas estão fazendo de tudo para atrair a atenção do Google, que deve testar neste ano uma rede experimental de banda larga em cerca de cem cidades.

 

No começo de março, o prefeito de Topeka, no estado do Kansas, anunciou que a localidade se chamaria "Google, Kansas" por um mês. Mas não foi único município do país a tomar uma atitude dessas.


Cerca de 1.100 municípios se inscreveram no concurso e durante os próximos meses, o Google estudará cada uma das solicitações para, no final de ano – não há uma data concreta – anunciar os ganhadores. 

Nas cidades escolhidas, será instalada uma rede experimental de fibra óptica já conhecida como "Fibra Google" que fornecerá internet a seus cidadãos a uma velocidade de um gigabit por segundo, cem vezes mais rápida que a atual. 

Topeka mudou seu nome pelo de "Google, Kansas", da mesma forma que Sarasota, na Flórida, que nomeou "Google Island" uma parte da cidade cujo prefeito, além disso, mergulhou em um tanque cheio de tubarões como apelo publicitário.

 

Don Ness, principal dirigente de Duluth, em Minnesota, mergulhou nas gélidas águas do lago Superior e colocou depois o vídeo no YouTube – propriedade do Google – como parte da campanha da localidade para ganhar uma das instalações de fibra óptica.

 

Foto: Reprodução

Don Ness mergulhou em lago gelado e postou vídeo no YouTube. (Foto: Reprodução)


Ness prometeu em outro vídeo chamar de "Google Fiber" ("Fibra Google", em português) os primeiros bebês homens nascidos na localidade e "Googlette Fiber" as primeiras meninas, mas tudo se tratava, certamente, de uma piada. 
 

Stephanie Rawlings-Blake, prefeita de Baltimore, Maryland, nomeou um empresário da internet local chamado Tom Loveland como "Czar Google" da localidade, cargo que lhe dá competências nos assuntos relacionados à candidatura do município.

Como outras cidades participantes, Baltimore também abriu uma página de apoio ao projeto, perfis no Facebook e no Twitter e um canal no YouTube. 

As redes sociais são também uma ferramenta fundamental na candidatura de Boulder, Colorado, que pediu a seus cidadãos que "façam vídeos, enviem tweets, escrevam blogs e mudem a cada hora seu status no Facebook" para mostrar o quanto que uma conexão rápida à internet é importante na cidade. 

Na corrida para ganhar os favores do Google há também localidades como San Francisco, Seattle, Filadélfia e Nova Orleans, apesar destas grandes cidades estão pior posicionadas que as cidades pequenas porque o buscador assinalou que favorecerá comunidades com acesso deficiente à internet ou "sem acesso de nenhum tipo". 

Entre os especialistas do setor foram iniciadas as apostas para ver que municípios serão os escolhidos. David Greiner, da empresa de consultoria tecnológica Steketee Greiner and Co., elaborou um estudo para medir a popularidade de cada candidata baseando-se nas "conversas on-line" - comentários em blogs ou presença em redes sociais, por exemplo - sobre cada uma delas.

 

Google quer beneficiar de 50 mil e 500 mil americanos


A primeira era Duluth, em Minnesota; seguida de Grand Rapids, em Michigan; Topeka, no Kansas; Fresno, na Califórnia; e Sarasota na Flórida. 

Em seu blog corporativo, o Google agradeceu a todos seus esforços e assegurou que o objetivo é beneficiar entre 50 mil e 500 mil cidadãos com esse projeto. 
 

"Independentemente de onde decidamos construir, esperamos aprender lições que ajudem a melhorar o acesso à internet em todas as partes. Após tudo, ninguém deveria ter de saltar em lagos gelados ou piscinas cheias de tubarões para ter conexão de banda larga", acrescentou o Google.

 

 

 

 

Televisores 3D da LG chegam ao Brasil no dia 15 de abril

Meta é conseguir cerca de 25% do mercado dos aparelhos.
Empresa quer vender cerca de 1 milhão de TVs com a tecnologia.

 

 

Ampliar FotoFoto: Divulgação/LG

Primeiros televisores 3D da LG chegam na metade de abril. (Foto: Divulgação/LG)

A LG Electronics disse nesta quinta-feira (25) que quer vender aproximadamente 1 milhão de televisores 3D este ano e ter 25% de fatia de mercado, juntando-se ao crescente número de empresas pelo mundo apostando que o segmento 3D será a nova febre tecnológica. 

Os primeiros televisores da LG com tecnologia 3D devem chegar ao Brasil na metade de abril. Pelo menos é o que garante a rede Fnac, que fará demonstrações do aparelho em suas lojas a partir do dia 15. A empresa ainda afirma que após três semanas, os clientes poderão comprar os aparelhos, que custarão entre R$ 7 mil e R$ 15 mil. 

Por outro lado, a LG no Brasil afirma que os televisores chegarão ao Brasil somente no dia 15 de abril e que não sabe como a Fnac colocará os aparelhos no mesmo dia em suas lojas. A fabricante confirma que a Fnac terá exclusividade com suas TVs 3D nos primeiros meses, mas que não sabe informar como a rede chegou aos preços dos produtos divulgados.


Muitos fabricantes esperam que a tecnologia seja como uma nova transição das TVs em preto e branco para imagens em cor, apesar da falta de conteúdo em 3D e necessidade de óculos especiais poderem manter as pessoas longe de tal tecnologia fora do cinema. 

A empresa disse que deseja aumentar sua fatia de mercado mais agressivamente no setor 3D, esperando manter sua liderança contra a Sony e lutar contra a queda de preços com modelos mais sofisticados. "Nosso objetivo é impulsionar a fatia de mercado em TVs 3D e você pode ver isso claramente, já que nossa meta de market share em 3D é 10 pontos percentuais acima das nossas metas de venda de TVs de LCD", disse Havis Kwon, vide-presidente da LG e chefe da divisão de LCD. 

A LG, que compete com a também sul-coreana Samsung Electronics e a japonesa Sony, disse esperar que o mercado global de TVs 3D cresça cerca de 3,8 milhões de unidades este ano e para mais de 13 milhões em 2011.

A fabricante dos televisores Infinia apresentou TVs 3D com telas de LCD com retroluz LED de 22,3 milímetros de espessura e afirmou que seu modelo LX9500 de 47 polegadas custará cerca de 4,7 milhões de wons (US$ 4.134), incluindo dois pares de óculos. 

A empresa quer ainda aumentar seu market share global em televisores de LCD para 15% este ano, contra 11% no ano passado e disse que vendeu cerca de 5,2 milhões de conjuntos em LCD no primeiro trimestre em uma meta de 25 milhões de conjuntos para 2010. 

 

iPad será vendido a partir de 3 de abril nos Estados Unidos

Apple anunciou data de lançamento do tablet nesta sexta-feira. 
Pré-venda no mercado americano começa em 12 de março.

 

A Apple anunciou nesta sexta-feira (5) que o iPad estará à venda nos Estados Unidos a partir do dia 3 de abril. A pré-venda no mercado americano começa no dia 12 de março.

 

O produto começará a ser vendido apenas na versão com Wi-Fi, com preços de US$ 499 (16GB), US$599 (32GB) e US$699 (64 GB). Os modelos 3G chegam às lojas americanas no fim de abril, custando US$ $629 (16GB), US$729 (32GB) e US$829 (64 GB).

 

 

 

Foto: Divulgação

O iPad, o tablet da Apple, começa a ser vendido nos EUA no dia 3 de abril. (Foto: Divulgação)

 

Anunciado no fim de janeiro pela Apple, o lançamento mundial do iPad estava prometido para o fim de março, mas o tablet chega a países como Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido no final de abril.

 

A assessoria de imprensa da Apple no Brasil informou que não há previsão para a data de lançamento do produto no país.

 

O iPad pesa pouco menos de 700 gramas e tem tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, com espessura total de 1,2 centímetro. O usuário pode usar teclas virtuais exibidas na tela sensível ao toque ou ligá-lo a um teclado externo próprio.

Com o aparelho, será possível escutar músicas, assistir a vídeos, ouvir podcasts e acessar a internet, além de ler livros digitais.

 

 

Microsoft lançará celulares ainda no primeiro semestre, diz fonte

Os dois aparelhos fariam parte do 'Project Pink'; Microsoft não comenta.
Blog publicou imagens de telefone com as marcas Microsoft e Verizon.

Foto: Reprodução

Blog mostra o que seria conteúdo promocional de novo celular da Microsoft, em parceria com a Verizon. (Foto: Reprodução)

A Microsoft espera lançar dois aparelhos celulares no fim do primeiro semestre, informou uma fonte com conhecimento do assunto na quinta-feira (4). 

Os telefones, que serão vendidos pela maior operadora dos Estados Unidos, a Verizon Wireless, seriam voltados a usuários de redes sociais, segundo a fonte, que não quis ser identificada uma vez que os aparelhos ainda não foram anunciados. 

Os celulares estão sendo desenvolvidos pela Microsoft sob o nome de “Project Pink”, disse a fonte. Representantes da fabricante de software e da Verizon Wireless não quiseram comentar a informação. 

No momento, a presença da Microsoft no mercado de telefonia móvel se limita à venda de seu sistema operacional para celulares Windows Phone para diversas fabricantes de aparelhos, mas a companhia vem perdendo sua fatia do mercado para empresas como Apple e Google, entre outras. 

A empresa também vende o aparelho Sidekick, fabricado pela Sharp, desde a aquisição da empresa iniciante Danger. 

Há anos, a Microsoft nega boatos de que estaria desenvolvendo novos celulares, além do Sidekick, mas persistem os rumores sobre o “Project Pink”. 

O blog de tecnologia “Gizmodo” publicou na quinta-feira fotografias de um aparelho preto slide, com cantos arredondados e miniteclado, que traz a marca da Microsoft e o logo da Verizon. De acordo com o blog, as fotos fazem parte de materiais de marketing obtidos com uma fonte. 

 

 

 

Sony pode estar trabalhando no 'PSP Phone', diz jornal

Companhia quer celular que rode jogos do videogame portátil.
Tablet com games do PlayStation está nos planos da empresa.

 

O jornal norte-americano Wall Street Journal publicou uma reportagem afirmando que a Sony pode estar trabalhando em um celular que pode baixar e executar games de PlayStation. Ele poderia ser o “PSP Phone”, aparelho que a empresa pretende colocar no mercado para tentar concorrer com o iPhone, da Apple. 

Citando pessoas envolvidas com o aparelho da Sony, a reportagem afirma que a companhia está desenvolvendo um aparelho similar ao iPad, também da Apple, que une as funções de um netbook, um leitor digital e um PlayStation portátil, no caso, o PSP. 

Tanto o celular quando o tablet da Sony devem ser compatíveis com uma plataforma on-line de conteúdo digital da companhia, com músicas, filmes e séries, que será lançada no final do mês. 

 

 

Feira na Alemanha mostra fliperama controlado pelo cérebro

Capacete com sensores mede ondas elétricas, que comandam jogo.

 

Cebit 2010 ocorre em Hannover, com a participação de 4.157 empresas.

 

Foto: AFP

Expositor mostra fliperama controlado por ondas cerebrais, apresentado na Cebit 2010. O evento foi aberto ao público nesta terça-feira (2), em Hannover, na Alemanha, com a participação de 4.157 empresas de 68 países, incluindo o Brasil. (Foto: AFP)

 

 

Nokia prevê salto nas vendas de celulares com teclado completo

Fabricante aposta nos modelos voltados para mensagens de texto.
Companhia tenta superar a líder RIM, fabricante do BlackBerry, nos EUA.

 

Foto: Divulgação

Smartphone E71, da Nokia. (Foto: Divulgação)

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, espera ver neste ano um crescimento bastante acelerado nas vendas de aparelhos para mensagens de texto, que vêm com teclados completos, afirmou um executivo da empresa finlandesa nesta segunda-feira (1). 

“Tivemos grandes sucessos, como o E71 no passado e agora com o E72, e claramente, ao olharmos para este ano, a taxa de crescimento desses aparelhos de mensagens continuará extremamente alta”, disse o vice-presidente da Nokia Ilari Nurmi à Reuters, durante visita à Arábia Saudita. 

O modelo E71 da Nokia – que conta com um teclado completo, diferentemente dos teclados numéricos normalmente usados em celulares – está entre os melhores modelos da empresa, que agora visa aumentar a disponibilidade de teclados maiores em seus smartphones. 

No último trimestre, as vendas dos modelos da série “E” da Nokia quase dobraram em relação ao mesmo período de 2008, para 6,1 milhões de aparelhos.

As parcerias da Nokia com a Microsoft e a IBM – possibilitando o uso dos programas de e-mail corporativo Outlook e Lotus nos celulares – devem ajudar a Nokia a expandir sua presença no mercado norte-americano, afirmou Nurmi. 

A Nokia tenta há anos tomar o lugar da Research in Motion (RIM) como maior provedora de e-mail móvel para o setor corporativo, mas não conseguiu, até agora, ameaçar a liderança da fabricante do BlackBerry no importante mercado da América do Norte. 

 

Apple admite que algumas de suas fábricas utilizaram trabalho infantil

Fornecedores também foram flagrados violando outras leis trabalhistas.

Auditorias revelaram 17 violações graves, segundo a companhia.

 

Foto: Reuters

Fornecedores da Apple, de Steve Jobs, violaram leis trabalhistas. (Foto: Reuters )

A Apple informou que uma recente auditoria feita pela companhia revelou que foram encontradas diversas violações de leis trabalhistas por alguns de seus fornecedores, incluindo a utilização de força de trabalho infantil. 

Segundo o relatório “Responsabilidade dos Fornecedores”, divulgado pela Apple, mais da metade de seus fornecedores mantém cargas horárias de trabalho elevadas e pelo menos três deles utilizaram trabalho infantil. Sobre isso, a gigante informou que alguns funcionários foram contratados com 15 anos em países onde a idade mínima permitida por lei para trabalhar é de 16 anos. 

Em mais de 60 das 102 instalações vistoriadas, os funcionários trabalhavam mais do que as 60 horas semanais estipuladas pela Apple. Outras foram flagradas pagando menos do que o salário mínimo, ou privando sua equipe de benefícios básicos exigidos por lei. 
 

“Em 2009, nossas auditorias identificaram 17 violações graves: oito envolvendo taxas excessivas de recrutamento; três casos em que os trabalhadores menores de idade tinham sido contratados; três casos em que nosso fornecedor havia contratado serviços não certificados de eliminação de resíduos perigosos; e três casos de falsificação de registros apresentados durante a auditoria”, disse a Apple, acrescentando ter cancelado o contrato com pelo menos um dos fornecedores, por repetidas violações, de acordo com o site "TG Daily".

 

 

Vivo traz ao Brasil celular Backflip com sistema operacional Android

Aparelho apresenta ‘mouse’ atrás da tela para navegar na internet.

Celular começa a ser vendido a partir desta quinta-feira (25).

 

Foto: Divulgação

Backflip usa sistema operacional Android, do Google (Foto: Divulgação)

A operadora Vivo, em parceria com a fabricante Motorola, anunciou nesta quinta-feira (25), o lançamento do celular Backflip no Brasil. O aparelho que utiliza o sistema operacional Android, do Google, é o terceiro smartphone da categoria lançado no Brasil.

 

O diferencial do aparelho compatível com a rede 3G, de acordo com a operadora, é o design. Além da tela sensível ao toque, o celular apresenta um design que vira a tela e o teclado do avesso quando o aparelho está fechado. Ao abrir, o teclado se posiciona abaixo do visor, permitindo digitar mensagens e e-mails. 

O foco do aparelho é o acesso às redes sociais e à internet. O Backflip sincroniza contatos, posts, mensagens e fotos de serviços como Orkut, Facebook, MySpace, Twitter e Gmail. O sistema Android permite ao usuário configurar os menus do celular do modo que desejar. Além de ser multitarefa, é possível acessar a loja de aplicativos do Google para aprimorar a capacidade do Backflip. 

“Esse smartphone com o sistema operacional Android integra nossa estratégia de oferecer os mais modernos dispositivos para que nossos clientes se mantenham conectados”, disse Paulo Cesar Teixeira, vice-presidente executivo de operações da Vivo. "Tráfego de dados representa mais da metade da receita da Vivo no momento, o que justifica o lançamento desses smartphones".

O Backflip tem teclado com padrão QWERTY, tela HVGA de alta resolução com 3,1 polegadas touch-screen. O destaque é pela função backtrack, que apresenta um painel sensível ao toque atrás da tela. Quando o aparelho está aberto, é possível navegar em páginas da internet como se o usuário utilizasse um mouse. Ele ainda apresenta câmera de 5 MP, GPS, e conexão Wi-Fi. 
 

De acordo com a Vivo, o Backflip estará disponível ainda nesta quinta-feira (25) nas lojas próprias da empresa e nas principais revendas. Ele custará R$ 499 na contratação de um pacote de voz e outro de dados.  

Valve atualiza serviço de distribuição de jogos por download

Mudança no Steam permite interação maior entre os amigos do usuário.

Sistema de conquistas também foi reformulado.

 

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Nova interface do Steam permite melhor contato com os amigos do usuário. (Foto: Divulgação)

A produtora Valve anunciou na terça-feira (23) que sua loja virtual de games para PC que distribui jogos por meio de download, o Steam, receberá uma grande atualização visual. Em fase de testes, a nova interface gráfica promete facilitar a navegação para comprar os games e, também, permitir uma interação melhor entre os jogadores e seus amigos. 

Entre as novidades do programa está a interface visual, que apresenta mais informações sobre os jogos, facilitando a compra. Também está mais fácil se conectar para jogar outros gamers. Na biblioteca de games do Steam, é possível ver quais amigos estão on-line e quais games eles estão jogando no momento. Ao entrar na página de um determinado título, o usuário poderá ver os amigos que já compraram o jogo, permitindo saber com quem será possível jogar pela internet. 

Os jogadores também terão acesso mais fácil às notícias relacionadas aos games que eles possuem e aos que desejam comprar. Será possível ver as conquistas do seu game favorito em qualquer momento da partida e saber quais foram os títulos que foram baixados recentemente e se existe uma atualização para eles. 
 

Por estar em fase de testes, o Steam apresenta alguns bugs que já estão sendo corrigidos. Para participar do beta do Steam, o usuário deve entrar na opção “Settings” do programa e na área “Beta Participation”, clicar em “2010 UI Update”. 

Apresentador de TV diz que Project Natal chega às lojas em outubro

Microsoft rebate e afirma que acessório será lançado no final do ano.

Jonathan Ross disse que ficou impressionado com o periférico.

 

Em uma mensagem no Twitter, o apresentador de TV britânico Jonathan Ross disse que o Project Natal, o periférico que dispensa o uso de joystick para jogar videogame, chegará ao mercado em outubro próximo. Ele testou o produto na noite desta segunda-feira (22) e aproveitou a oportunidade para tentar descobrir a data de lançamento do produto. 

A Microsoft se manifestou, informando que o Project Natal continua com lançamento agendado para o final de 2010 conforme ela anunciou em janeiro durante a feira de tecnologia Consumer Electronic Show. 

No serviço de microblog, Ross publicou que ficou impressionado com o Project Natal, mas que a Microsoft ainda precisa ajustar o aparelho. “Eles terão bastante tempo até outubro”, disse.

 

Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Robbie Bach, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft, revela que o Project Natal será lançado no final do ano. (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

  

Sony patenteia joystick compatível com todos os consoles

Tela de LCD permitiria apresentar layout de diversos controles.

Patente mostra uso do controle como teclado.

 

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Patente promete controle compatível com todos os videogames. (Foto: Reprodução)

A Sony não quer que os gamers tenham que trocar de joystick ao jogar em diferentes consoles. Uma patente da empresa indica que, no futuro, o jogador poderá ter um controle de videogame universal. 

O dispositivo consiste em um joystick com os botões de ombro (o R e o L do PlayStation, por exemplo) dispostos de modo padrão, mas apresenta uma tela de LCD sensível ao toque na frente. Por meio desta tela, em vez de apresentar os botões físicos, a disposição dos comandos pode ser alterada conforme o console. Será possível até permitir o uso de um teclado virtual para conversas com amigos no meio das partidas. 
 

A patente ainda lista que o joystick multiuso seria compatível com games de consoles antigos como Amiga, Jaguar, Dreamcast entre outros. Maiores detalhes sobre o aparelho não foram revelados.  

Internet deixará usuários mais inteligentes, dizem especialistas

Pesquisa on-line ouviu cientistas e engenheiros de tecnologia, entre outros.

Maioria diz acreditar que web melhorará níveis de leitura e escrita até 2020.

 

 

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Estudo revela que muitos acreditam que a web vai melhorar os níveis de leitura e escrita até 2020. (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa on-line feita com 895 internautas e especialistas mostrou que mais de três quartos dos entrevistados acreditam que a internet deixará as pessoas mais inteligentes ao longo dos próximos 10 anos. 

A maioria dos entrevistados também afirmou que a internet vai melhorar os níveis de leitura e escrita até 2020, segundo o estudo do Imagining the Internet Center, da Universidade de Elon, e o projeto Pew Internet and American Life. 

“Três em cada quatro especialistas afirmaram que o uso da internet aumenta a inteligência humana, e dois terços disseram que o uso da internet já melhorou os níveis de leitura, escrita e compreensão de conhecimento”, disse a coautora do estudo, Janna Anderson, diretora do Imagining the Internet Center. 

Mas, para 21% dos entrevistados, a internet tem o efeito contrário e pode até diminuir a inteligência de quem a usa muito. 

“Ainda há muitas pessoas que são críticas do impacto do Google, Wikipedia e outras ferramentas da web”, disse ela. 

A pesquisa coletou opiniões de cientistas, líderes de negócios, consultores, escritores e engenheiros de tecnologia, além de internautas escolhidos pelo pesquisadores. Das 895 pessoas entrevistadas, 371 delas seriam “especialistas”.

Motivação

O que motivou os pesquisadores, em parte, foi uma reportagem de capa da “Atlantic Monthly” de agosto de 2008, escrita pelo repórter de tecnologia Nicholas Carr: “O Google está nos deixando burros?”. 
 

No artigo, Carr sugere que o uso excessivo da web estaria afetando a capacidade de concentração e reflexão das pessoas. Carr, que participou do estudo, afirmou que ainda concorda com essa visão. 

“O que a internet faz é transferir o foco de nossa inteligência de uma inteligência meditativa ou contemplativa para o que pode ser chamado de uma inteligência utilitária”, disse Carr no release que acompanha a pesquisa. “O preço de ficarmos pulando de pedaço em pedaço de informação é a perda de profundidade de nossa reflexão”, prosseguiu. 

Já o fundador do Craigslist, Craig Newmark, afirmou que “as pessoas já usam o Google como adjunto de sua própria memória”. 

“Por exemplo, eu acho que estou certo sobre alguma coisa, e preciso de fatos para sustentar isso e o Google me ajuda com isso”, disse ele. 

A pesquisa também mostra que 42% dos especialistas acreditam que a atividade on-line anônima será “drasticamente reduzida” até 2020, graças a melhores sistemas de segurança e de identificação, ao passo que 55% crêem que ainda será razoavelmente fácil navegar pela internet em anonimato daqui a dez anos. 

Microsoft oferecerá opções de browsers a usuários do Internet Explorer na Europa

Tela inicial para escolha de browser foi divulgada pela empresa. 

Comissão Europeia acusou Microsoft de prejudicar concorrência.

 

A partir de março, usuários do Internet Explorer na Europa encontrarão uma tela inicial para escolha de um navegador para acessar a web. A novidade é resultado de um acordo da Microsoft com a Comissão Europeia, que acusou a empresa de prejudicar a concorrência ao definir o IE como navegador padrão do Windows. 

A tela apresentará os cinco navegadores mais populares – Internet Explorer 8, Firefox, Chrome, Safari e Opera – em ordem aleatória, com links para mais informações e download. A lista de navegadores oferecidos será atualizada a cada seis meses, com destaque sempre para os mais utilizados. A tela será apresentada aos usuários após uma atualização automática do Windows.

 

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Microsoft divulgou como será a tela inicial de opção de browsers. (Foto: Divulgação)

Para aqueles que preferem o Internet Explorer e utilizam uma versão antiga, a Microsoft sugere na mensagem que seja atualizado para o IE 8, que “oferece melhorias significativas de segurança”. 
 

A tela aparecerá para os usuários europeus a partir do dia 1º, mas internautas o Reino Unido, Bélgica e França começam a testá-la nesta semana.  

Vírus faz atualização causar 'tela azul da morte'

Colunista também fala de concurso para achar falhas de segurança.
E ainda: falhas do Adobe Reader abrem terreno para códigos maliciosos.


 

Pragas digitais também são “preguiçosas”, como demonstra o caso do rootkit TDSS, um dos mais avançados em circulação. Para poupar trabalho, os autores do vírus usaram um método manual para realizar as funções que tornam os arquivos maliciosos invisíveis. Devido ao “atalho” tomado pela praga, uma atualização da Microsoft acabou fazendo com que ela parasse de funcionar corretamente. O resultado foi uma tela azul da morte para os usuários infectados.

 

Também nesta semana: Competição dará US$ 100 mil em prêmios por falhas de segurança; 80% dos códigos maliciosos em sites web tentam explorar brechas no Adobe Reader.


Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras. 

 

Foto: Reprodução

Atualização faz vírus parar de funcionar corretamente, causando travamento do Windows. (Foto: Reprodução)


>>>Vírus faz atualização da Microsoft causar tela azul da morte 
Depois de instalar a atualização MS10-015 para o Windows, lançada na terça-feira passada (9), muitos usuários começaram a reclamar de erros graves, normalmente reconhecidos pela “tela azul da morte”. Empresas de segurança identificaram que o problema na verdade é causado por um rootkit conhecido como TDL3, TDSS ou Alureon. 

Na quarta-feira (17), a Microsoft confirmou que a causa do problema é mesmo o cavalo de troia. 

O TDSS é um rootkit que existe há alguns anos. Segundo a Microsoft, ele realiza diversas funções, como redirecionamentos, fraudes de cliques (em anúncios pagos por clique) e sequestro de pesquisas em sites de busca, redirecionando ou modificando resultados. 

Para dificultar sua remoção e permanecer oculto, o TDSS tenta “grampear” funções do Windows e alterar os dados associados a elas, para garantir que os arquivos e registros do vírus fiquem invisíveis. Esse é um procedimento complicado e, para conseguir realizá-lo, o TDSS usava um método “manual”. Depois que a atualização do Windows era aplicada, um arquivo do kernel do Windows era alterado, e o método usado pelo TDSS parava de funcionar, o que gerava o erro grave. 

A coluna Segurança para o PC de quarta-feira (17), que comentou um pouco sobre rootkits, explicou que a complexidade dessas pragas pode facilmente fazer com que elas causem erros no sistema. 

Os autores do TDSS providenciaram uma atualização que resolve o problema. De agora em diante, usuários que tiverem o Windows atualizado não mais receberão o erro. 

Segundo a Microsoft, a única maneira de recuperar um sistema que não para de travar é a substituição do driver modificado pelo vírus – um procedimento que só pode ser realizado por meio do Console de Recuperação do sistema. 

 

Foto: Divulgação/TippingPoint

Charlie Miller (esq., vencedor em 2009), Aaron Portnoy (TippingPoint), ‘Nils’ (dir., vencedor em 2009). (Foto: Divulgação/TippingPoint)

>>>Competição dará US$ 100 mil em prêmios por falhas de segurança 
A polêmica competição “Pwn2Own”, que premia os especialistas que conseguirem explorar com sucesso brechas em navegadores, sistemas operacionais e smartphones está de volta este ano. Nesta versão, a disputa oferece um total de US$ 100 mil em prêmios para os vencedores. A competição ocorre na conferência de segurança CanSecWest, e é patrocinada pelo Zero Day Initiative (ZDI) da TippingPoint. 

O ZDI paga os pesquisadores que derem acesso exclusivo às informações sobre as falhas que descobrirem para a TippingPoint. Na Pwn2Own, o competidor precisa concordar que qualquer brecha utilizada passe a ser de propriedade da TippingPoint. A TippingPoint é uma empresa da 3COM, conhecida fabricante de equipamentos de rede como placas, switches e modems. 

Tanto o modelo da competição como o modelo do ZDI são polêmicos, porque recompensam os pesquisadores pela descoberta de falhas para as quais eles não foram contratados para descobrir. 

O foco da competição este ano está nos dispositivos portáteis. Quatro smartphones estarão disponíveis, e explorar com sucesso uma brecha em cada um deles vale US$ 15 mil, para um total de U$ 60 mil. Os celulares disponíveis na competição serão o iPhone 3GS, um BlackBerry, um Nokia rodando o sistema operacional Symbian e também um Motorola com o Android, do Google. 

Os competidores poderão também tentar explorar brechas no Windows 7 (no primeiro dia), Vista (no segundo dia), XP (no terceiro dia) e no MacOS X (nos três dias), nos navegadores Internet Explorer 7 (segundo e terceiro dia) e 8 (primeiro dia), Mozilla Firefox 3, Google Chrome 5 e Safari (somente no Mac). O prêmio em dinheiro nessa categoria é de US$ 10 mil. Como são 4 notebooks (três com Windows, com cada navegador, e um com o Mac), o total de prêmios em dinheiro é de US$ 40 mil. 

Quem conseguir obter o controle total do sistema atacado leva o notebook (ou o celular), além do em dinheiro. Em alguns casos, há outras regalias, como uma viagem paga para a conferência de segurança DEFCON em Las Vegas. 

No ano passado, os navegadores Firefox, Internet Explorer e Safari foram todos atacados com sucesso por um estudante anônimo conhecido apenas como “Nils” e pelo pesquisador Charlie Miller. O Chrome e os celulares, que já faziam parte da competição, saíram ilesos, apesar de várias tentativas de exploração. Cada competidor tem apenas 30 minutos para tentar o ataque. 

Confira a cobertura da coluna da Pwn2Own 2009

Foto: Divulgação/Scansafe

Tentativas de exploração do Adobe Reader cresceram junto do número de brechas encontradas em produtos da Adobe. (Foto: Divulgação/Scansafe)

 

 

>>>80% dos códigos maliciosos em sites web tentam explorar brechas no Adobe Reader 
Segundo um relatório da empresa Scansafe, que analisa o tráfego da web, 80% de todos os códigos maliciosos hospedados em sites web que tentavam explorar brechas nos internautas tinham como "canal de entrada" alguma versão do Reader, o leitor de PDFs da Adobe. 

O número é referente aos "exploits", como são chamados os códigos que exploram vulnerabilidades. Na web, os exploits normalmente vêm em kits, que tentam explorar brechas não apenas nos navegadores, mas também em todos os plugins, como Flash, PDF e reprodutores de mídia. 

A marca de 80% se refere ao último trimestre de 2009 e representa um aumento significativo em relação ao número de 56% encontrado no primeiro trimestre. O número de tentativas de exploração de brechas no Adobe Flash, em contrapartida, caiu de 40% no início do ano para 18% no final. 

Apenas 1% dos códigos maliciosos na web tentava explorar brechas no Word e no Excel. 
 

A Scansafe também constatou que 45% dos códigos maliciosos eram acessados por meio "iframes". “Iframe” é o nome de um código que carrega um site dentro de outro. Códigos iframes são normalmente usados quando o site foi invadido, ou seja, quando o site infectado foi, na verdade, alterado por hackers 

Mesa interativa promete facilitar a produção musical

Noteput é uma partitura 'em branco', que combina audição, visão e tato. 

Criadores querem tornar estudo da notação musical mais atraente.

 

O Noteput é uma mesa musical interativa com notas tangíveis, que combina três sentidos – audição, visão e tato – para tornar o estudo de notação musical mais fácil e atraente para crianças e alunos de todas as idades.

 

 

Foto: Reprodução

O Noteput é uma mesa musical interativa que combina três sentidos – audição, visão e tato. (Foto: Reprodução)

Desenvolvida pela dupla Jürgen Graef e Jonas Heuer, a mesa funciona como uma partitura em branco, na qual o usuário pode criar – e tocar – a música que quiser. Para isso, basta selecionar as notas e posicioná-las na mesa para que, em seguida, o respectivo som seja reproduzido pelo equipamento.

 

 

Foto: Reprodução

Noteput funciona como uma partitura em branco, e usuário cria músicas a partir das notas colocadas sobre a mesa interativa. (Foto: Reprodução)

Um vídeo publicado pelos criadores da ferramenta mostra o Noteput em funcionamento. 

 

 

Foto: Reprodução

Equipamento foi desenvolvido pela dupla Jürgen Graef e Jonas Heuer. (Foto: Reprodução)

 

 

Finalmente Microsoft lança nova versão de sistema operacional para celulares

Windows Phone 7 tenta concorrer com Symbian, iPhone e BlackBerry.
Empresa perdeu participação nesse mercado no ano passado.

 

A Microsoft lançou nesta segunda-feira (15) seu novo sistema operacional para celulares, o Windows Phone 7, em feira do setor em Barcelona, na Espanha.

 

Foto: Divulgação

Telas do sistema operacional Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)

A empresa tenta melhorar seu desempenho no setor móvel, em que perdeu participação de mercado para o iPhone, da Apple, e para o BlackBerry, da Research in Motion.

 

A Microsoft afirmou que o Windows Phone 7 vai cuidar de todos os aspectos da vida de executivos, incluindo redes sociais, jogos e música. 

A empresa teve apenas 8,8% do mercado de sistemas operacionais móveis global no ano passado, segundo o grupo de estudos de tecnologia Canalys, ante os 13,9% registrados pela empresa no ano anterior.

 

O software fica bem atrás do líder de mercado, Symbian, que opera em celulares da Nokia, além de também ficar atrás dos sistemas dos smartphones BlackBerry e iPhone. Também há o perigo de que seja superado pelo novo Android, do Google, que já conta com uma fatia de 4,7% do mercado.

 

Os principais clientes da Microsoft continuam sendo corporativos, enquanto suas concorrentes ampliaram seu público-alvo para consumidores mais jovens ao reduzirem seus preços. A Microsoft também é a única das principais fabricantes de softwares para celulares que cobra uma taxa de licenciamento das fabricantes de aparelhos.

 

 

Alta demanda faz fabricantes focarem em smartphones em feira na Espanha

Modelos serão mostrados na feira Mobile World Congress, em Barcelona.
Algumas empresas tentam atrair clientes com modelos mais baratos.

 

 

Foto: Divulgação

Smartphones serão destaque de feira (Foto: Divulgação )

Os grandes fabricantes de celulares e smartphones se preparam para lançar novos modelos na próxima semana, durante a feira Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, na expectativa de se beneficiarem da alta na demanda por aparelhos mais avançados.

 

 

Nokia

A maior fabricante mundial de celulares também lidera o segmento de smartphones, com 39% de fatia de mercado de 174 milhões de smartphones vendidos em 2009, mas perdeu terreno para o iPhone da Apple e o Blackberry da RIM.

 

A Nokia tenta recuperar clientes com modelos mais simples e baratos - como sua série 5000 - e reduziu pela metade os planos de lançamento para 2010 para se focar em modelos mais importantes.

 

A empresa finlandesa ainda lançou a navegação via satélite (GPS) gratuita para reforçar as vendas de smartphones. 

 

Research in Motion


A fabricante do Blackberry possui 20% de fatia do mercado de smartphones baseada no sucesso de modelos para executivos e está entrando no mercado ao consumidor com modelos atrativos para o varejo, mas de baixo lucro, como o Curve. 

 

Apple

Fabricante do iPhone, que se tornou um fenômeno e mudou o foco da indústria dos celulares para software e aplicativos, tem a terceira maior fatia de mercado, de 14%. A Apple está se expandido em novos mercados como a China, ainda que tenha perdido espaço para os maiores concorrentes entre outubro e dezembro. 

 

HTC

Quarta maior do segmento, a taiwanesa planeja apresentar modelos mais baratos para mercados em desenvolvimento. Ela ainda fabrica o celular do Google, o Nexus One. 

 

Samsung Electronics


Segunda maior no mercado geral de celulares, vendeu 5,7 milhões de smartphones em 2009 e detém 3% do mercado global neste segmento. 
A sul-coreana quer ao menos triplicar seu volume de smartphones este ano e planeja um aparelho com Android, Windows Mobile e Linux, além de seu próprio sistema. 

 

Motorola

A norte-americana aposta seu futuro em smartphones baseados no sistema Android, do Google, após perder mercado e sofrer prejuízos nos últimos anos. 
Ela prevê envios de 11 a 14 milhões de smartphones este ano. 

 

Sony Ericsson

A joint-venture nipo-sueca sofreu para se posicionar no mercado de smartphones, com o X1 sendo o seu modelo mais conhecido. A empresa possui poucos modelos, mas com diferentes sistemas operacionais e planeja se focar mais no segmento em 2010. 

 

LG Electronics

A terceira maior empresa na área de celulares planeja reforçar suas vendas apresentando cerca de 20 novos modelos este ano, mais da metade com o sistema Android.


Ela oferecerá aparelhos também baseados no Windows Mobile e o LiMo do Linux.

 

 

Atualização do Google coloca multitouch no celular Nexus One

Usuários do celular receberão notificações para atualizar.
Pacote inclui habilitação de busca com imagens.

 

Foto: Robert Galbraith/Reuters

O vice-presidente de gerência de produtos do Google, Mario Queiroz, segura o smartphone Nexus One. (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

O Google anunciou nesta terça-feira (2) uma atualização de software para o Nexus One, seu próprio modelo de smartphone. As atualizações incluem desde a habilitação de multitouch para funções de busca e galeria até a ativação da busca com imagens via Google Goggles. 

 

O update foi divulgado num blog oficial da companhia. Até o fim da semana, a maior parte dos usuários deve receber um alerta sobre a disponibilidade de atualização.

 

O Nexus One não tem venda oficial no Brasil. Nos Estados Unidos, onde chegou ao varejo em janeiro deste ano, o modelo fabricado pela HTC sai por US$ 529. Com assinatura de dois anos, o aparelho custa US$ 179, pois a operadora subsidia parte do preço.   

  

Com sistema operacional Android 2.1, o Nexus One tem tela sensível ao toque de 3,7 polegadas e resolução de 480 x 800 pixels, processador Snapdragon de 1GHz, da Qualcomm, 512MB de RAM, cartão microSD de 4GB (expansível para 32GB), GPS, Wi-Fi e 3G. Além disso, o smartphone conta com câmera de 5 megapixels com flash LED.

 

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O Nexus One é produzido com componentes cujo custo atinge os US$ 174, de acordo com um relatório de pesquisa (Foto: Reprodução)

Microsoft lança pacotão de atualizações para corrigir 26 vulnerabilidades

Uma das atualizações responde a problema com arquivos “.avi".
Colunista avalia pesquisa que aponta infecção em 32% dos computadores.

 

Em janeiro, a Microsoft lançou apenas um boletim no pacote mensal de correções. Depois de um boletim emergencial para eliminar uma brecha crítica no Internet Explorer, a empresa disponibiliza agora, em fevereiro, um “pacotão” de correções: são 13 boletins eliminando 26 vulnerabilidades. A maior parte dos problemas encontra-se em componentes variados do Windows – no DirectShow (responsável pela exibição de vídeos), no SMB (compartilhamento de arquivos) e até no Paint. O Office também recebeu duas atualizações. 

Também esta semana: 32% dos computadores com antivírus estão infectados, Plugin para o Firefox acompanhava cavalo de troia. 

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc.), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras. 

 

Ampliar FotoFoto: Reprodução

A maneira mais fácil de obter as atualizações é por meio do recurso de atualizações automáticas do Windows. (Foto: Reprodução)

>>> Microsoft lança 13 boletins para corrigir 26 vulnerabilidades 
O pacote mensal de atualizações da Microsoft chegou nesta terça-feira (9) – a segunda terça-feira útil do mês, como de costume. A empresa publicou 13 boletins de segurança, detalhando 26 vulnerabilidades que foram eliminadas por atualizações para o Windows e para o Office. 

Dois boletins (MS10-003 e MS10-004) resolvem problemas no Office, um deles especificamente no PowerPoint. Essas falhas permitem que código malicioso seja executado no PC quando um arquivo for aberto nos programas do Office. 

Uma falha grave no Paint também foi corrigida. Se explorada, a brecha possibilita que um arquivo JPEG, quando aberto no Paint, resulte em infecção do PC. A Microsoft não considera a falha grave porque o Paint não é o programa padrão para visualizar imagens no Windows. Um invasor teria de convencer o usuário a abrir a imagem no Paint. 

No Windows, foram eliminados problemas no kernel (o “coração” do sistema), no protocolo de compartilhamento de arquivos, na rede TCP/IP e no DirectShow, entre outros componentes. A Microsoft ressaltou a gravidade da falha no DirectShow, que foi considerada “crítica”: ela permite que um arquivo de vídeo “.avi”, quando aberto, infecte o sistema. 

Arquivos de vídeos são normalmente seguros. A maioria dos usuários não suspeita que possa existir um vírus em arquivos desse tipo. Normalmente, isso não é possível, exceto quando uma brecha como a que foi corrigida na terça-feira é encontrada. A Microsoft deu à vulnerabilidade um “índice de exploração” 1, o mais grave, o que significa que a brecha provavelmente será explorada por criminosos. 

Uma das falhas, descrita no boletim MS10-009, permite que um sistema Windows com IPv6 seja comprometido pela rede – um cenário clássico de invasão sem nenhum envolvimento do usuário. No entanto, há complicações que dificultam a exploração da falha. Muitos PCs nem mesmo tem um acesso IPv6 à internet. O IPv6 é o protocolo de conexão que irá substituir o atual IPv4, num esforço para resolver o problema de escassez de endereços disponíveis na internet. 

Em janeiro, a Microsoft havia lançado apenas um boletim de segurança. O segundo boletim do ano, MS10-002, foi disponibilizado em caráter emergencial para corrigir a brecha no Internet Explorer usada na Operação Aurora

A aplicação das atualizações é necessária para manter o computador seguro. O uso do recurso de atualizações automáticas, configurável no Painel de Controle, é recomendado. É a maneira mais fácil de receber as atualizações corretas todos os meses sem se preocupar. Vá no Painel de Controle, entre em Atualizações Automáticas e verifique se o recurso está ativado. 

 

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Em 2008, empresa de segurança Ikarus criou figura admitindo, com bom humor, que antivírus estão com dificuldades de combater as pragas digitais. (Foto: Divulgação)

>>> 32% dos computadores com antivírus está infectado

De acordo com um relatório da empresa de segurança SurfRight, um contingente de 32% dos computadores com antivírus instalado e atualizado tem algum tipo de infecção. Entre os computadores sem antivírus, 46% estavam infectados. O relatório mostra que a proteção antivírus já não é suficiente para proteger os internautas dos perigos da web. 

No entanto, a pesquisa “tende” um pouco para esse resultado. Ela foi conduzida com base no uso da ferramenta Hitman Pro 3, da própria SurfRight, que combina sete tecnologias antivírus. Normalmente, usuários que buscam essa solução já estão com algum tipo de problema no computador. 

Usuários com o Service Pack mais recente para sua versão do Windows estavam menos infectados. A versão do Windows com menos infecções foi o Service Pack 2 do Windows Vista (23% na versão 32-bit e 22% na 64-bit). O Windows 7 ficou com 33% na versão 32-bit e 24% na versão 64-bit. 

 

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Mozilla mantém o repositório oficial de plugins para o Firefox. (Foto: Reprodução)

>>> Plugin para o Firefox acompanhava cavalo de troia

A Mozilla alertou que o plugin “experimental” Master Filler, para o Firefox, vinha acompanhado do cavalo de troia Bifrose que, entre suas funções, dá acesso total do computador para o invasor. O plugin foi retirado do site oficial de download de plugins. 

Anteriormente, a Mozilla havia afirmado que o plugin Sothink Video Downloader também estava infectado, porém com o cavalo de troia LdPinch. Uma análise mais aprofundada conduzida pela organização mostrou que o plugin na verdade não tinha infecções. 

A mesma análise concluiu que o Master Filler realmente tinha o cavalo de troia Bifrose. O plugin teve cerca de 700 downloads até ser retirado do ar no dia 25 de janeiro. 

Não é a primeira vez que um plugin da Mozilla está infectado. Em 2008, o pacote de idioma vietnamita para o Firefox também incluía um código malicioso. 

 

 Microsoft deve anunciar na segunda novo software para celulares

Anúncio seria feito durante feira do setor, em Barcelona.
Empresa quer reconquistar espaço neste segmento de mercado.

 

Foto: Mario Anzuoni/Reuters

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apresenta nova geração de tablets na CES 2010. (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

A Microsoft deve anunciar na próxima segunda-feira (15) um novo sistema operacional para celulares, numa tentativa de reconquistar espaço no setor. O anúncio deve ser feito pelo executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer, no Mobile World Congress, em Barcelona. A informação é das agências de notícias Reuters e Associated Press. 

A expectativa é que Ballmer lance o Windows Mobile 7, software que deve chegar ao mercado ainda este ano. O novo programa seria a aposta da empresa para enfrentar a Research in Motion Ltd. e a Apple. 

Segundo a empresa de pesquisa Canalys, a Microsoft ficou com apenas 8,8 por cento de participação de mercado no segmento de sistemas operacionais para smartphones em 2009. Um ano antes a fatia era de 13,9 por cento. 

A empresa está atrás do Symbian, o sistema operacional usado em aparelhos da Nokia, que teve participação de 47,2%, da RIM, com 20,8%; e da Apple, com 15,1%. 

A Microsoft também enfrenta concorrência do Google, cujo sistema operacional Android tem 4,7% do mercado. 

De acordo com especialistas consultados pela Associated Press, o novo software deve ser mais "amigável", com uma interface mais simples do que as dos similares anteriores da empresa. Ainda segundo a agência, é possível que o software seja parcialmente inspirado no Zune, o tocador digital                                                                  Microsoft.

 

Google anuncia modificações no Buzz por problema de confidencialidade

Serviço lançado na terça (9) é uma espécie de Twitter turbinado no e-mail.
Empresa anunciou que acrescentará possibilidade de bloquear seguidores.

 

 

Foto: Reprodução

Responsável pelo Gmail, Todd Jackson apresentou o Google Buzz na terça. (Foto: Reprodução)

O Google anunciou modificações em seu novo serviço de rede social Buzz após receber queixas dos internautas sobre a falta de proteção da confidencialidade de sua correspondência. A informação é da equipe encarregada do funcionamento do Gmail.

 

Desde o anúncio do Google Buzz na terça-feira (9), o novo serviço que dá um toque de rede social ao Gmail está entre os principais tópicos de discussão do Twitter. No dia seguinte ao lançamento, Google Buzz ainda era o segundo termo mais twittado no serviço de microblog. Mas, desde o lançamento, os usuários começaram a se queixar da falta de confidencialidade.

 

Em resposta às críticas, o Google anunciou várias mudanças no serviço, com a aplicação de uma opção mais visível para não mostrar no perfil do usuário a lista de quem ele segue ou a de seus seguidores.

 

A empresa também anunciou que acrescentará a possibilidade de bloquear os seguidores.

 

 

Burburinho

Em relatório divulgado no dia seguinte ao lançamento do Google, a companhia de análise Parnassus Group revelou que os termos mais frequentemente associados em resposta ao Google Buzz eram Twitter e Facebook – justamente os rivais alvos da companhia de busca com esse lançamento. 

 

Foto: Reprodução

Google Buzz integra vídeos, fotos, links e atualizações de status ao Gmail. (Foto: Reprodução)

Apesar do burburinho, a chegada do Buzz não causou a comoção alcançada por outros lançamentos recentes, incluindo aí o Nexus One, primeiro smartphone do Google. “O volume global de conversa gerada [pelo Google Buzz] é de cerca de metade do gerado pelo lançamento do Nexus One e um décimo do alcançado com o anúncio do iPad”, escreveu Parnassus fundador do grupo, Steve Broback, de acordo com o “Los Angeles Times”. 

O certo é que o Google Buzz está dividindo as opiniões na web. Há quem aprove e quem torça o nariz para o serviço que incorpora ao Gmail funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter.

 

 

 

Enquete

Alguém pretende usar o google buzz???

Claro! (28)
44%

Não! (16)
25%

Se ele desempakar sim (20)
31%

Total de votos: 64

O que vcs acham da ideia do google buzz????

Data: 06/05/2024

De: Robertlak

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Здравейте, исках да знам цената ви.

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De: Williaminsow

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